Apresentação
O amadurecimento das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual vai permitir-nos dar o salto para um futuro entusiasmante que combina o melhor de ambas. É essa a promessa da realidade estendida (XR, extended reality) que está prestes a concretizar-se e que promete inovar no mundo dos negócios, da educação e do entretenimento.
A ideia por detrás da XR é usar tecnologias como óculos de realidade virtual ou aplicações de realidade aumentada que nos permitam ficarmos imersos num ambiente totalmente virtual ou onde vemos informações, imagens de objetos e até mesmo de pessoas, sobrepostos no nosso espaço físico envolvente.
A combinação do real com o virtual terá um impacto significativo em várias áreas. Na formação e na educação, por exemplo, permitirá que os utilizadores sejam submergidos em cenários virtuais, interativos e aumentados, com efeitos duradouros na capacidade de aprendizagem. No retalho, dará a hipótese de experimentar virtualmente os produtos antes de os comprar. Na indústria, poderá alertar visualmente para problemas em máquinas e facilitar a sua manutenção remota.
Apesar de não ser um conceito novo, a XR tem agora um potencial ilimitado por causa do 5G. É a nova geração móvel que permite a criação de todos estes cenários e a combinação de tecnologias com fiabilidade e em tempo real. O 5G é o fundamento da realidade estendida e este é o momento para perceber como estas novas tecnologias vão influenciar os negócios de forma transversal.
Como poderão as empresas preparar-se para uma era XR? Que setores serão os primeiros a sentir o impacto? Estes são alguns dos pontos essenciais que vão ser debatidos durante a Vodafone Business Conference, que regressa ao futuro em maio de 2022 com uma nova edição dedicada à realidade estendida.