A terceira edição da Vodafone Business Conference que terá acompanhamento exclusivo nos meios do Global Media Group, irá debater a chegada da quinta geração móvel e o impacto transversal que a tecnologia terá nos negócios. Do futuro das operadoras à inovação que a rede ultrarrápida trará a vários sectores, desde a indústria e a saúde ao consumo multimédia, o 5G vai ter um impacto muito mais alargado que todas as gerações anteriores.
O que será possível fazer quando a rede for lançada? De que forma a Europa se está a preparar? Como é que as empresas podem começar já a testar a tecnologia e a beneficiar das aplicações que tornará possível? São estas e outras questões fundamentais relacionadas com a nova geração que os oradores nacionais e internacionais serão chamados a debater na Vodafone Business Conference 5G.
O evento está marcado para 19 de fevereiro, a partir das 9h00, na Fundação Champalimaud. Já tem confirmada a presença do professor Mischa Dohler, docente de Wireless Communications no King’s College de Londres e diretor do Centre for Telecommunications Research. É também membro da Royal Academy of Engineering, do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos, da Royal Society of Arts e membro ilustre da Harvard Square Leaders Excellence.
Jaime Trapero, Head of Customer Marketing Iberia, da Ericsson, é outro dos oradores confirmados. Trapero lidera atualmente as operações de Marketing da Eriicsson em Portugal e Espanha e trabalhou anteriormente como consultor da Union Fenosa e da AEA Technology. A representar a Vodafone a nível internacional estará Sabrina Baggioni, diretora do Programa 5G da Vodafone Itália e líder da implementação do 5G em parceria com mais de 32 entidades italianas, entre empresas e instituições públicas.
A temática do 5G sucede à da Inteligência Artificial, que em 2019 levou à Alfândega do Porto Kriti Sharma, especialista em IA e responsável do grupo Sage, no Reino Unido, Ayesha Khanna, conselheira estratégica de empresas e governos em IA, em Singapura, Elvira González, head of insights do grupo Vodafone, e Ana Paiva, professora universitária e investigadora em inteligência artificial há vinte anos.
Na edição de 2018, a Vodafone Business Conference debruçou-se sobre a Internet das Coisas (IoT) e trouxe a Lisboa os futuristas Gerd Leonhard e Rudy De Waele, que lançaram visões para as próximas décadas e os desafios a que a Humanidade terá de responder por causa da tecnologia. O evento contou ainda com dois momentos de debate entre empresários portugueses.