Uma das referências do mercado em eletrificação e automação energética, a Schneider Electric lançou uma nova edição dos seus prémios que distinguem iniciativas de sustentabilidade e o seu impacto. É o terceiro ano em que os Sustainability Impact Awards irão procurar as melhores contribuições do ecossistema de parceiros da empresa para criar um mundo “mais sustentável e elétrico”. As inscrições estão abertas até 15 de outubro e os vencedores a nível global serão anunciados no início de 2025.
“Estamos convencidos de que, quando unimos inovação e compromisso, conseguimos impulsionar mudanças importantes e criar impacto duradouro”, disse o vice-presidente de marketing da Schneider Electric, Chris Leong, sobre o regresso dos prémios.
“Este programa de prémios celebra os ‘impact makers’ que são incansáveis e apaixonados por transformar a sua ambição em ação em prol de um mundo mais sustentável, elétrico e digital”, caracterizou o executivo da multinacional francesa.
Os critérios de candidatura e seleção obedecem à abordagem de sustentabilidade da empresa, que coloca o foco nos esforços de descarbonização para, segundo descreve, “eletrificar, reduzir e substituir.” A Schneider Electric também vai procurar projetos virados para a criação de um futuro de “eletricidade 4.0”, um pilar da sua visão. A ideia é que a digitalização e a descarbonização serão fundamentais para enfrentar a crise climática, melhorando a eficiência energética com tecnologias digitais.
“Além de receberem valiosa notoriedade, os vencedores dos prémios vão beneficiar de visibilidade global que pode levar a novas oportunidades de negócio”, salientou a Schneider Electric no lançamento dos prémios.
Foi o caso da Henkel, que ganhou um prémio global. A gestora Pia Oelze considerou a vitória como “uma realização pessoal” e um testemunho das sinergias do trabalho entre a Henkel e a Schneider Electric na exploração de “programas de sustentabilidade orientados para soluções”, falando num “progresso coletivo” para criar um futuro melhor.
As empresas portuguesas que se candidatarem serão avaliadas e pré-selecionadas inicialmente para a fase de prémios nacionais. A seguir, os vencedores nacionais passarão às finais regionais e só depois serão considerados para o prémio global.
No ano passado, os Sustainability Impact Awards receberam mais de 400 inscrições de 60 países. Doze empresas foram selecionadas para os prémios globais, com os resultados finais a serem anunciados no Innovation Summit da organização em Paris, já em abril de 2024.
Segundo a empresa, estes prémios estão associados à iniciativa “Partnering for Sustainability”, que funciona como um programa de formação dos parceiros para que estejam melhor preparados para o futuro. Em 2023, a iniciativa deu origem à Escola de Sustentabilidade da Schneider Electric, onde as empresas podem aceder a um curso de negócios e formação focada na aceleração do processo de descarbonização. Esta Escola tem recursos em português com vários módulos e emite um certificado final.
Ana Rita Guerra