A Apple reportou uma redução de 30% nas emissões dos novos modelos iPhone 16 e 16 Plus, apresentados esta semana e que chegam às lojas a 20 de setembro. Os modelos contêm quase um terço de conteúdo reciclado, incluindo 85% de alumínio reciclado, o que permitiu uma redução das emissões totais do produto em 8%.
A fabricante, uma das mais valiosas empresas do mundo, disse no relatório de sustentabilidade referente ao novo smartphone que está a trabalhar com os seus fornecedores para transitar para uma produção com 100% de eletricidade de baixo carbono.
“As soluções de eletricidade de baixo carbono que os fornecedores já implementaram até à data reduziram as emissões de produto em 20%”, reportou a empresa. “Nos nossos cálculos da pegada de carbono, também contabilizamos as emissões necessárias para gerar eletricidade de baixo carbono, especificamente para fabricar e manter a infraestrutura de energia renovável, tal como eólicas e solares.”
O relatório acompanhou o lançamento dos novos produtos da Apple, que revelou os relógios inteligentes Watch Series 10 e Watch Ultra 2, os AirPods 4 e os AirPods Pro 2, e os novos iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max.
Na apresentação, emitida a partir da sede em Cupertino, o diretor de operações Jeff Williams referiu que as novas versões do relógio inteligente são neutras nas emissões, um ano depois do primeiro produto “carbon neutral” da marca.
“O Titanium Series 10 junta-se ao alinhamento como o nosso próximo produto neutro em carbono. É feito com 95% de titânio reciclado e fabricado com 100% eletricidade renovável”, afirmou o executivo. “E para reduzir as emissões geradas pelo transporte, damos prioridade a remessas não aéreas.”
Williams acrescentou que, este ano, todos os relógios da marca podem ser neutros em carbono. “É mais um passo em torno do plano Apple 2030, o nosso compromisso de sermos neutros em carbono em toda a nossa pegada.”
Este compromisso foi um dos grandes focos da apresentação do iPhone no ano passado. Desta vez, o evento não deu a mesma atenção à crise climática e às medidas de mitigação da empresas, mas os objetivos foram referidos em vários momentos.
Kate Bergeron, vice-presidente de engenharia de hardware, disse que a marca removeu o plástico que antes envolvia as caixas e utilizou materiais baseados em fibra para as mesmas. “Reduzimos as embalagens em mais de 30% para ajudar a diminuir as emissões das remessas e chegar mais perto do nosso compromisso”, acrescentou.
A Apple é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, atrás da Samsung, vendendo mais de 230 milhões de iPhones por ano. É também a marca que lidera o mercado de relógios inteligentes, com 58% de quota nos Estados Unidos.
O relatório de sustentabilidade referente ao iPhone pode ser consultado no site da empresa.
Ana Rita Guerra