O mercado global de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT, na sigla inglesa) vai acelerar para um crescimento de 32,4% ao ano até ao final da década, altura em que valerá 253,8 mil milhões de dólares (237 mil milhões de euros).
É um crescimento exponencial notável para um segmento que no ano passado valia apenas 26 mil milhões de euros.
As previsões são da Fortune Business Insights, que divulgou o relatório “Global Artificial Intelligence of Things MarketForecast, 2023-2030.” Este ano, o mercado de AIoT deverá valer 33,3 mil milhões de euros, o que denota o interesse alargado que as empresas têm neste segmento relativamente novo.
É que esta convergência de várias tecnologias não era possível há apenas alguns anos. A AIoT refere-se à combinação de tecnologias de Inteligência Artificial e Internet das Coisas em direção a um futuro com maior automação, maior personalização e maior eficiência. A sua promessa é automatizar processos, modernizar as indústrias e elevar a qualidade do trabalho e da vida em geral.
“Com avanços constantes nos dois campos, o mercado de AIoT vai expandir, apresentando perspetivas de negócio significativas e transformando várias indústrias nos próximos anos”, refere a nota da Fortune Business Insights.
Entre os sectores que estão melhor posicionados para avançar na implementação está o da saúde, impulsionado pelas inovações desencadeadas pela resposta à pandemia de covid-19. A consultora refere também o crescimento da automação industrial e robótica e a elevada procura por aplicações industriais, que está a gerar um aumento significativo de serviços na nuvem.
Estas tendências ficaram patentes nas recentes apresentações de resultados da Big Tech. Microsoft, Amazon, Google e outras creditaram o aumento do interesse em IA e implementações destes serviços na nuvem pelo crescimento das receitas das suas divisões cloud. No evento anual Google Cloud Next, que decorreu em São Francisco, o CEO da Google SundarPichai disse que a IA “vai tocar todos os sectores, indústrias e funções de negócio.”
Ana Rita Guerra