As soluções de Inteligência Artificial Generativa, que ganharam proeminência com o lançamento do ChatGPT no final de 2022, vão conhecer um crescimento exponencial durante os próximos cinco anos. De acordo com as previsões da consultora IDC, as empresas vão investir cerca de 15 mil milhões de euros em soluções de IA generativa em todo o mundo até ao final do ano.
Os gastos serão feitos em software ‘GenAI’, na designação inglesa, na infraestrutura de hardware necessária e em serviços de TI e de negócio.
“A IA generativa é mais que uma tendência passageira ou mero hype”, diz a vice-presidente do grupo de IA da IDC, Ritu Jyoti. “Com implementação ética e responsável, a IA generativa está a posicionar-se para remodelar indústrias, mudando a forma como trabalhamos, brincamos e interagimos com o mundo.”
Os 15 mil milhões de euros de investimento representam 9% do total de gastos em Inteligência Artificial, um peso relativo que deverá aumentar bastante até 2027. Nesse ano, vai pesar 28,1% do total investido em IA.
A IDC antecipa uma “progressão natural” nos investimentos nesta área durante os próximos anos, à medida que as organizações transitam da experimentação inicial para um desenvolvimento “agressivo” virado para casos de utilização e depois para adoção generalizada nas atividades de negócio, com extensão do uso de IA generativa a todos.
A consultora indica que o investimento vai manter-se forte para lá da fase de implementação, visto que estas soluções “irão tornar-se um elemento fundacional nas plataformas digitais de controlo do negócio nas empresas.”
A área que vai receber os maiores investimentos é a da infraestrutura, o que inclui hardware, IaaS (infraestrutura-como-serviço) e SIS (software de infraestrutura), pelo menos durante a fase de desenvolvimento. Depois, os serviços de IA generativa irão tornar-se prevalecentes nos gastos.
Ainda assim, é no software de GenAI que haverá o crescimento mais rápido, de quase 97% ao ano, seguido de desenvolvimento e implementação de aplicações e software aplicacional, com quase 83%.
Ana Rita Guerra
CUPERTINO, CALIFORNIA - SEPTEMBER 12: The new iPhone 15 is displayed during an Apple event at the Steve Jobs Theater at Apple Park on September 12, 2023 in Cupertino, California. Apple revealed its lineup of the latest iPhone 15 versions as well as other product upgrades during the event. Justin Sullivan/Getty Images/AFP (Photo by JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)