O mercado global de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT, na sigla inglesa) vai acelerar para um crescimento de 32,4% ao ano até ao final da década, altura em que valerá 253,8 mil milhões de dólares (237 mil milhões de euros).
É um crescimento exponencial notável para um segmento que no ano passado valia apenas 26 mil milhões de euros.
As previsões são da Fortune Business Insights, que divulgou o relatório “Global Artificial Intelligence of Things MarketForecast, 2023-2030.” Este ano, o mercado de AIoT deverá valer 33,3 mil milhões de euros, o que denota o interesse alargado que as empresas têm neste segmento relativamente novo.
É que esta convergência de várias tecnologias não era possível há apenas alguns anos. A AIoT refere-se à combinação de tecnologias de Inteligência Artificial e Internet das Coisas em direção a um futuro com maior automação, maior personalização e maior eficiência. A sua promessa é automatizar processos, modernizar as indústrias e elevar a qualidade do trabalho e da vida em geral.
“Com avanços constantes nos dois campos, o mercado de AIoT vai expandir, apresentando perspetivas de negócio significativas e transformando várias indústrias nos próximos anos”, refere a nota da Fortune Business Insights.
Entre os sectores que estão melhor posicionados para avançar na implementação está o da saúde, impulsionado pelas inovações desencadeadas pela resposta à pandemia de covid-19. A consultora refere também o crescimento da automação industrial e robótica e a elevada procura por aplicações industriais, que está a gerar um aumento significativo de serviços na nuvem.
Estas tendências ficaram patentes nas recentes apresentações de resultados da Big Tech. Microsoft, Amazon, Google e outras creditaram o aumento do interesse em IA e implementações destes serviços na nuvem pelo crescimento das receitas das suas divisões cloud. No evento anual Google Cloud Next, que decorreu em São Francisco, o CEO da Google SundarPichai disse que a IA “vai tocar todos os sectores, indústrias e funções de negócio.”
Ana Rita Guerra
CUPERTINO, CALIFORNIA - SEPTEMBER 12: The new iPhone 15 is displayed during an Apple event at the Steve Jobs Theater at Apple Park on September 12, 2023 in Cupertino, California. Apple revealed its lineup of the latest iPhone 15 versions as well as other product upgrades during the event. Justin Sullivan/Getty Images/AFP (Photo by JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)